O governo de Mato Grosso entregou, ontem, o prédio que abrigará a secretaria estadual de Meio Ambiente em Rondonópolis. Com 735m² de área construída, tem salas de reunião e monitoramento ambiental, acabamento moderno, estações de trabalho, área para guarda de bens apreendidos em operações e mobiliário novo, feito sob medida para as necessidades do órgão ambiental. Também o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Lourenço e a gerência do Parque Estadual Dom Osório Stoffel e Estrada Parque Cachoeira da Fumaça.
“Com esta obra, estamos devolvendo à sociedade o que ela espera, e desempenhando de forma efetiva o papel do Estado que é oferecer os serviços com qualidade. Gerir ativos ambientais é muito importante. Isso é uma demanda da sociedade brasileira e do mundo”, disse o vice-governador, Otaviano Pivetta.
A secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, disse que o prédio resgata uma estrutura estadual que não estava sendo utilizada e a transforma em uma sede moderna, ampla, com mais que o dobro do tamanho do prédio antigo, e totalmente equipada para a atuação do órgão ambiental. Com o novo prédio, o governo deixa de pagar R$ 32 mil de aluguel ao ano.
Esta é a primeira regional entregue do projeto que prevê a reforma ou construção das nove regionais da Sema, em Ala Floresta, Sinop, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Guarantã do Norte, Juína, Tangará da Serra, e do prédio principal, em Cuiabá.
Todos os recursos aplicados na obra são frutos de conversão de multas e transações penais e civis, realizadas no âmbito da Sema, do Ministério Público ou do Judiciário. O investimento total é de R$ 1,5 milhão, de termo de ajustamento de conduta, possibilitando que as multas sejam utilizadas em favor da sociedade.