O compromisso e a excelência na prestação dos serviços públicos proporcionando um ambiente laboral compatível com o trabalho foram destacados pelo governador Pedro Taques durante inauguração da nova sede da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), em Cuiabá, hoje. Taques lembrou que tais metas são diuturnamente buscadas dentro do plano de trabalho da atual administração, especialmente na área da segurança pública. Prova disso é a preocupação do governo em ampliar o orçamento do próximo ano para que as forças de segurança do Estado tenham capacidade para responder às demandas e combate a criminalidade.
“Estamos trabalhando com responsabilidade e buscando sempre um padrão de excelência. Este local ainda não é o ideal, mas é um local que proporciona mais estrutura para o trabalho da equipe que atua nessa área. A Polícia Civil está no rumo certo, prova disso são os números de apreensões de drogas neste ano que já superam os números totais de 2014”, frisou o governador. Ele lembra ainda que o aumento no orçamento é um dos esforços do governo para chegar ao final do mandato com a segurança pública melhor do que foi encontrada.
Em Cuiabá, 57% dos homicídios registrados pela Polícia Judiciária Civil tem relação com o tráfico de entorpecentes e a reativação da DRE se mostrou uma ferramenta fundamental no enfrentamento à criminalidade, destacou o delegado geral da PJC, Adriano Peralta. “Neste ano, apenas em Cuiabá, foram 970 quilos de entorpecentes apreendidos, contra 540 quilos em 2014. Com essa nova estrutura e equipe temos mais condições de ampliar esse combate, fazer frente ao trabalho de inteligência e unindo forças com as demais instituições de segurança”, apontou o delegado.
Fábio Galindo, secretário executivo de Segurança Pública, enfatizou a preocupação do Estado em desenvolver com qualidade as prioridades da área, entre elas a redução de homicídios, combate à corrupção e ao tráfico de drogas. “Todo esse esforço que a administração vem empreendendo é uma homenagem que devemos ao cidadão honesto, ao cidadão de bem que necessita de serviços bem prestados”.
Nos primeiros seis meses de 2015, a DRE superou quase todo o ano de 2014 na instauração de inquéritos policiais, com incremento 200 novas investigações. Até junho desse ano já foram relatados 431 inquéritos, contra 559 referentes a 2014. No semestre, foram detidos pela delegacia especializada 63 traficantes, sendo 21 autuados em flagrante e 42 por mandados de prisão.
A unidade também recebeu de plantões de Cuiabá e Várzea Grande procedimentos de prisão em flagrante de 463 pessoas, detidas por tráfico drogas. Neste ano, até junho, foram registradas 986 ocorrências de tráfico de drogas na região metropolitana.
O titular da DRE, Juliano Carvalho, que coordena uma equipe de 38 policiais e mais três delegados, frisou que o tráfico de drogas não aumentou neste semestre. “O que cresceu foram as apreensões, fruto da integração das instituições dentro da nova política de Segurança Pública e mudança de metodologia de trabalho da Polícia Civil e demais órgãos. Tivemos um incremento do efetivo nos locais certos, com análises de inteligência nas regiões do tráfico”, finalizou o delegado titular.