Um arsenal de munições e armas foi apreendido em um depósito no bairro Mapim, em Várzea Grande, ontem. O armamento de variados calibres de uso restrito e permitido foi localizado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), da capital, na casa de um homem, 64 anos, que guardava as armas e munições no quarto e em um baú.
Na residência, os policiais encontraram dez armas de fogo, três de fabricação estrangeira (dois rifles, cinco espingardas, dois revólveres e uma garrucha, dos calibres 22, 44 e 32) e 618 munições de calibres 40, 45, 44, 22,12, 16, 20, 32, 36. No local, também foram encontrados mais de tr6es quilos de chumbo e 11 tubos de pólvora. Muitas das munições estavam nas caixas.
As investigações iniciaram com denúncia de uma pessoa que armazenava armas em sua casa para aluguel. As armas, segundo as informações, seriam utilizadas para a prática de crimes. O delegado Roberto Amorim, titular da DERF, disse que o acusado foi autuado por posse ilegal de armas de fogo e munições de uso permito e restrito.
Conforme Amorim, o preso em um primeiro momento disse que as armas e munições eram utilizadas para caça de animais silvestre. Depois ele disse que não sabia a procedência das armas e que muitas foram adquiridas há anos.
Nenhuma das armas possui registro, portanto são consideradas ilegais pelo Estatuto do Desarmamento, que exige o certificado de registro de arma de fogo para manter armas de fogo exclusivamente no interior de residência ou dependências.