A ação da Polícia Rodoviária Federal na BR-174, no município de Pontes e Lacerda (443 quilômetros de Cuiabá), resultou na detenção de um homem acusado de porte ilegal. Foi dada ordem de parada a um veículo que circulava na rodovia e, ao ser feita a fiscalização do veículo, foi encontrada a arma de fogo no compartimento de armazenamento da porta dianteira, parcialmente enrolada em um pano. Foi identificada que se tratava de uma pistola calibre .9mm de marca importada com 15 munições.
Foi realizada uma busca minuciosa por todo o veículo, sendo encontrada uma carabina de pressão equipada com luneta, armamento no qual também não foi informado no momento da abordagem.
Indagado sobre o armamento, o condutor do veículo afirmou ter registro como CAC (Caçador Atirador ou Colecionador), porém por ele não ter se identificado de imediato que possuía o registro da arma e que estava com ela no veículo, gerou um certo nível de suspeita. Disse ainda, que esqueceu que a carabina estava dentro veículo, por esse motivo não informou.
O condutor do veículo informou que reside em Cascavel (PR) e que tem terras em Seringueiras (RO), cidade na qual estava nas últimas semanas. O suspeito revelou ainda que pensava que sua guia de tráfego, expedida em Cascavel, seria suficiente para circular com o armamento em território nacional, ainda que a guia expressamente determine que o tráfego deverá ser restrito a transporte para utilização em treinamentos ou competições de tiro desportivo do local de origem até o estande de tiro.
Ele foi detido pela ocorrência do delito de Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e encaminhado à delegacia de Polícia Civil.