A Polícia Federal prendeu em flagrante, ontem, um haitiano, 27 anos, por apresentação de documentação falsa. O estrangeiro buscava regularização da estada no país. Os agentes federais verificaram que a documentação apresentava erros grosseiros, numeração e dados inexistentes nos sistemas oficiais. O estrangeiro recebeu voz de prisão na própria sala de imigração, sendo encaminhado em seguida para prestar depoimento.
O haitiano disse ter chegado ao Brasil no dia 28 de setembro, pelo Rio de Janeiro (RJ), e para a sua permanência utilizou o documento falso. Confessou ter pago 2,5 mil dólares a uma agência de seu país para obter a documentação ilegal.
De acordo com informações da assessoria, esse é um fato cada vez mais comum dentro da Polícia Federal. Milhares de haitianos têm entrado no país pelas mais diversas fronteiras e na maioria das vezes em situação irregular.
A migração haitiana não é recente. Calcula-se que cerca de 830 mil haitianos vivam nos EUA, 800 mil na República Dominicana, 100 mil no Canadá e 80 mil na França. O Brasil é foco novo e hoje abriga mais de 35 mil deles.
Segundo dados da Delegacia de Imigração da Polícia Federal em Mato Grosso, só em Cuiabá existem mais de dois mil haitianos e esse o fluxo só tem aumentado.