PUBLICIDADE

Grefon apreendeu mais de 300 kg de drogas este ano na fronteira de MT

PUBLICIDADE

Operação Gênesis, desencadeada na fronteira de MT, pelas forças estaduais e federais ligadas à segurança pública, para combate ao tráfico de drogas. Evasão de divisa, veículos recuperados e apreensão de drogas foram algumas das ocorrências registradas em oito meses pelo Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), entre Brasil e Bolívia.

De janeiro a agosto deste ano, o Gefron apreendeu mais de 336 quilos de drogas como maconha e pasta base de cocaína durante fiscalizações de rotina nos postos fixos e móveis do grupamento. Os traficantes utilizam de diversas técnicas para tentar burlar a fiscalização.

Os policiais encontram os entorpecentes em fundos falsos de veículos, bolsas, malas, sapatos, frutas e vegetais. Alguns traficantes preferem colocar a própria vida em risco escondendo as drogas em órgãos genitais ou até mesmo ingerindo.

Entre 1º de janeiro e 31 de agosto deste ano, o Gefron recuperou 32 veículos entre carros de passeio, caminhonetes, utilitários, caminhões, motos e máquinas agrícola. Os mais encontrados pelos Gefron são as motos, carros de passeio e camionetes.

O crime de contrabando de veículos é muito comum na região. O grupamento utiliza das barreiras fixas e móveis para fiscalizar todos os veículos que passam pela fronteira dos dois países, evitando que carros roubados sejam trocados por droga na Bolívia.

Na fronteira, a apreensão de moeda nacional ou estrangeira é feita com freqüência pelos militares do Gefron. Os policiais contabilizaram até o último mês mais de R$ 56 mil reais, US$ 86 mil dólares e 1.360 pesos bolivianos apreendidos. Todas as quantias foram apreendidas pelos policiais quando os infratores tentavam atravessar a fronteira praticando o crime de evasão de divisas.

Também foram apreendidas neste mesmo período nove armas e 2.380 unidades de munição. Outros crimes registrados são: porte ilegal de armas, contrabando, estelionato, extorsão, acidentes de trânsito, entre outros.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE