O Governo do Estado divulgou, esta tarde, trabalhou de forma intensa e obteve grandes avanços na área da Segurança Pública em Mato Grosso. Para nortear os trabalhos, o governo lançou, em 06 de julho de 2015, o programa “Transforma Mato Grosso”, no qual a Segurança Pública faz parte do eixo 1 – Viver Bem.
Mais profissionais na Segurança Pública, armas, munições, novas viaturas, atuação policial planejada e baseada na integração, regionalização e gestão por resultados, foram algumas das metas cumpridas do programa “Transforma Mato Grosso”.
Desde janeiro, a secretaria realiza diversas operações integradas ostensivas e preventivas em todo Estado, como operação Impacto, Start, Asfixia, Precisão, Interior Seguro, Saturação, Karcharias, Top Five, Sicários, Lei Seca, entre outras deflagradas por cada instituição. As operações integradas são baseadas em estratégias traçadas pela Inteligência da Sesp e das polícias.
Outra meta alcançada foi a realização do patrulhamento ostensivo aéreo pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) nos bairros de Cuiabá e Várzea Grande com grande registro de roubo. As ações acontecem de manhã, à tarde e à noite, todos os dias, em horários diferenciados, com objetivo de inibir a prática de crimes.
O amplo programa de recomposição de efetivo das forças de Segurança Pública, com a contratação de 3.498 novos profissionais, sendo 1.952 novos soldados para a Polícia Militar, 1.084 escrivães e investigadores para a Polícia Civil, 449 novos soldados para o Corpo de Bombeiros, 09 peritos e 04 médicos legistas para a Politec também foi uma das metas cumpridas pela Segurança Pública. O incremento no efetivo, em 11 meses de gestão, representa a maior contratação da história da Segurança Pública de Mato Grosso.
A mobilidade adequada das polícias com veículos mais robustos foi outra meta alcançada. Em 11 meses, a Sesp entregou 87 novas caminhonetes modelo L200 Triton com padrão internacional de identidade visual, sendo 36 para a Polícia Judiciária Civil e 51 para a Polícia Militar, contemplando especialmente as unidades mais distantes da capital, que por muitos anos ficaram sem receber investimentos na área da Segurança.
O Batalhão de Operações Especiais (Bope), Ronda Ostensiva Tático Metropolitana (Rotam), Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) também foram contemplados com novas caminhonetes.
Além das caminhonetes, a Sesp também entregou 18 veículos Pálio Adventure 1.8 para atender as polícias Civil e Militar.
As ações de fiscalização e prevenção contra incêndio e pânico também foram fortalecidas com a entrega de 29 novas viaturas para a Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico, seis veículos Auto Rápido, cinco Auto Bomba Tanque Florestal, um Auto Tanque e um caminhão para abastecimento de aeronave.
Os veículos serão distribuídos de acordo com a demanda existente nas 18 unidades do Corpo de Bombeiros Militar em Mato Grosso.
Recentemente, o secretário de Segurança Pública Mauro Zaque, assinou um contrato de aquisição de 174 novas motocicletas equipadas para realização de patrulhamento ostensivo da Polícia Militar. O investimento é de pouco mais de R$ 3 milhões. Essa aquisição também faz parte das metas para a reativação do Comando de Ação Rápida em Cuiabá.
Também cumprindo outra meta do programa, a Sesp adquiriu de 1.230 pistolas, 600 algemas, 40 fuzis, 50 submetralhadoras HK, 40 metralhadoras para as polícias Civil e Militar. Também foram comprados 5.092 coletes balísticos e diversas munições para pistolas, revólveres, submetralhadoras HK, fuzis e armas longas, no valor de R$ 1.117.648,00.
A modernização da Tecnologia da Informação foi outra meta alcançada pela Sesp prevista no programa “Transforma MT”. Em 2015, foram criados o Sistema de Identificação Criminal da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e o Portal da Segurança, que facilitou o acesso do cidadão aos serviços da Delegacia Virtual, Certidão de Trânsito, Certidão de Antecedentes Criminais, taxa e acompanhamento da confecção da carteira de identidade, consulta a veículos roubados, mandados de prisão, Ouvidoria de Polícia e endereços das unidades de Segurança Pública no Estado. O portal já registrou mais de 88 mil visualizações desde o seu lançamento.
Outra ação cumprida foi a manutenção do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), por meio da capacitação de estudantes, pais e policiais militares. Neste ano 19.500 crianças e adolescentes de todo o Estado receberam o certificado de conclusão do curso em prevenção às drogas e violência.
Além dos jovens, os 1.340 alunos que estão em capacitação no 30º Curso Superior de Formação de Soldados, por meio da Escola Superior de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar (Esfap), assim que formados, estarão habilitados para atuarem como instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), reforçando o quadro de instrutores do programa.
Em 2015, o secretário Mauro Zaque autorizou a reforma das 23 Bases de Mato Grosso. As obras deverão começar em 2016. O objetivo é dar melhores condições de trabalho aos servidores e atendimento adequado ao cidadão, fortalecendo a filosofia de polícia comunitária no Estado.
A Sesp cumpriu ainda a meta que previa a apresentação do planejamento estratégico e operacional das polícias Civil e Militar para a redução de roubos e homicídios na região metropolitana. O Grupo de Trabalho de Roubo e o Grupo de Trabalho de Homicídio, coordenado pelo Gabinete de Gestão Integrada da Sesp, fortaleceram as ações contra os crimes por meio do trabalho integrado das polícias civis e militar, que se reúnem frequentemente para discutir o enfrentamento ao crime de roubo e o homicídio na região metropolitana.
Em 2015, a Sesp e a Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) se uniram para doar 619 fardas aos novos soldados da Polícia Militar. A doação também estava prevista no programa “Transforma MT”.
Outra meta alcançada este ano foi a capacitação de policiais para melhorar o registro dos boletins de ocorrências no Sistema de Registro de Ocorrências Policiais (SROP), que vai possibilitar uma melhor análise estatística e criminal das ocorrências, identificando zonas quentes de criminalidade e o comportamento do criminoso.
Um novo modelo de gestão de Segurança Pública também foi criado em 2015 pelo decreto assinado pelo governador Pedro Taques no dia 08 de setembro, que instituiu as 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp) em Mato Grosso.
As Risps compatibilizam as áreas dos comandos regionais da Polícia Militar com as delegacias regionais da Polícia Civil e as comarcas do Poder Judiciário. A partir do estabelecimento das Risps, serão designados os representantes de cada instituição como responsáveis por alcançar as metas de redução da criminalidade.
O secretário de Segurança Pública, Mauro Zaque, destaca que todas as conquistas são positivas e foram alcançadas em tempo histórico na segurança, mas reforça que gestão na área não se faz a curto prazo. “Não dá para, em 12 meses, entregar um resultado altamente positivo de uma estrutura que foi encontrada caótica. Talvez o mesmo tempo que foi dado para desconstruir seja necessário para reconstruir. Para isso, estamos todos empenhados para melhorar todos os dias a nossa segurança”, comentou.
O secretário ressaltou ainda que o maior dos avanços foi a mudança na atuação policial, com um espirito de integração, o que ajudou a alcançar os resultados mais rapidamente. “A redução dos índices de homicídios no Estado é um exemplo disso, que foi possível graças à união das forças no trabalho integrado".
A informação é da assessoria.