quarta-feira, 18/setembro/2024
PUBLICIDADE

Polícia indicia mais de 100 suspeitos de causarem queimadas em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A Polícia Civil já indiciou 112 pessoas por colocar fogo em florestas, plantações e áreas urbanas ao longo do ano. A informação foi divulgada pela delegada Liliane Murata, titular da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema). “Neste ano, já prendemos 20 pessoas em flagrante e temos 112 pessoas indiciadas pelo crime de incêndio, além de 122 inquéritos instaurados. Todos os órgãos estão bem equipados para identificar, saber como foi a evolução do fogo e prender os responsáveis por degradar o meio ambiente com o fogo. A pessoa que cometeu este crime não sairá impune. É tolerância zero!”, afirmou a delegada.

Além destas ações, o Governo de MT ressaltou que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado também atua na fiscalização e aplicação de multas por uso irregular do fogo, sendo o único do país. Neste ano, são R$ 74,5 milhões de multas aplicadas e mais de 20 máquinas apreendidas.

“Usar fogo na zona urbana durante o ano todo é proibido. Já nas áreas rurais, é permitido apenas quando há autorização do órgão ambiental. Só que com o decreto em vigor, todas as autorizações são revogadas. Estamos passando pela pior seca dos últimos 44 anos, então qualquer uso do fogo pode resultar em grandes incêndios florestais. Por isso, é preciso que a população respeite o período proibitivo”, explica o 1º tenente.

Nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros informou que combate 31 incêndios florestais. Atuam mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Estado e órgãos federais.

Os principais incêndios em combate em Mato Grosso estão no Pantanal. As equipes se dividem na região da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço; Parque Estadual do Guirá e região da Baia Grande, próximo a Estação Ecológica do Taiamã, em Cáceres; e na Fazenda Laguna, próxima a Terra Indígena Tereza Cristina.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE