Um gerente de uma fazenda em Bom Jesus do Araguaia (983 km a nordeste de Cuiabá), foi preso em flagrante pela Polícia Civil, ontem à tarde, e autuado em flagrante por crime ambiental de descarte ilegal de embalagens de agrotóxicos. Segundo a polícia, na propriedade foram encontradas diversas embalagens armazenadas em locais impróprios, junto ao mangueiro de porcos, próximo de poços de água para consumo humano e em uma vala a “céu aberto” onde animais domésticos tinham acesso.
No local, segundo a Polícia Civil, “havia centenas de embalagens plásticas vazias de agrotóxicos, expostas ao tempo, sem qualquer medida de isolamento”. Conforme o delegado que coordenou a fiscalização, Diogo Jobane Neto, a denúncia embasada em autos de infrações ambientais do Ibama, apontava para o descarte irregular de embalagens plásticas vazias de agrotóxicos, uma prática que coloca em risco tanto a saúde humana quanto o meio ambiente.
O delegado de polícia explicou que a gravidade da situação se evidencia pela exposição dos materiais às intempéries, em um local de livre acesso, inclusive para animais, como cachorros e porcos, que eram vistos se alimentando ao lado das embalagens. Além disso, muitas embalagens continham resíduos no interior, caracterizando a falta de procedimentos adequados de limpeza e inutilização, o que potencializa o risco à saúde humana e ao meio ambiente”, disse o delegado, através da assessoria.
“O descarte irregular de embalagens de agrotóxicos não apenas viola as leis ambientais vigentes, mas também representa uma ameaça séria à saúde pública e à biodiversidade local. A comunidade de Bom Jesus do Araguaia aguarda agora as medidas legais que serão tomadas em relação ao responsável por essa prática criminosa”, finalizou Diogo Jobane Neto.
Os policiais civis e militares também localizaram várias embalagens estocadas ao lado de um galpão sem cobertura, razão pela qual a área foi devidamente fotografada e filmada para relatório policial.