Quarenta e cinco servidores da Polícia Judiciária Civil participam até sábado, em Cuiabá, de um curso para integrar o Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra). Entre os profissionais estão escrivães, investigadores e delegados.
Com a capacitação dos servidores que atuam nas delegacias de Cáceres, Primavera do Leste e Água Boa, o Garra passa a estar presente em 15 regionais. O curso tem duração de 70 horas e os alunos aprendem, por exemplo, abordagem, tiros com submetralhadora, gerenciamento de crise e sobrevivência policial.
O coordenador do curso do Garra e chefe de operações do Grupo de Operações Especiais (GOE), Edcarlos da Silva Campos, ressalta que, além de mais preparados, os alunos vão poder compartilhar conhecimento com outros servidores. “Com isso a Polícia Judiciária Civil ganha força na área operacional”, pontua.
Edcarlos também destaca que, pelo fato de Mato Grosso ser o terceiro maior estado em extensão territorial, com 903 quilômetros quadrados, o Garra colabora com resposta rápida. “O Garra pode fazer o primeiro atendimento em ocorrências de alto risco até o Grupo de Operações Especiais chegar e assumir. Em alguns casos o próprio Garra pode resolver, sem a necessidade do GOE”, explica. A informação é do Gabinete de Comunicação.