PUBLICIDADE

GAECO faz operação em Sorriso e Lucas do Rio Verde investigando empresas fantasmas e contadores

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria - atualizada 14:43h)

O GAECO (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) deflagrou hoje a operação “Ghost”, em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Vila Rica (1,2 mil km de Cuiabá), Goiânia (GO) e São Miguel do Oeste (SC), com apoio dos grupos de Santa Catarina e de Goiânia (GO). cumprindo 12 mandados de buscas e apreensões, investigando diversas empresas emissoras de notas fiscais, do ramo agrícola e de transportes, que não existem de fato, e seus respectivos contabilistas. Não foram divulgados nomes.

A investigação começou com as informações contidas na quebra de sigilo bancário e fiscal de alvos da operação “Camuflagem II”, quando foi desarticulada organização criminosa que praticava, entre outros crimes, o roubo de defensivos agrícolas e a unidade regional do GAECO de Sorriso,  identificou-se que muitos dos “proprietários” dessas empresas não possuíam perfis financeiros condizentes com o capital social da pessoa jurídica, eram falecidos ou possuíam longo histórico criminal.

Após confrontações dos dados e documentos levantados, as investigações indicaram contabilistas específicos que eram responsáveis pela maior parte das empresas fantasmas. A operação foi nomeada de ‘Ghost’ pelo motivo de o objeto apurado ser a criação e movimentação de empresas ‘fantasmas’, criadas para operar atividades ilícitas.

Os nove réus denunciados pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso em razão da Operação Camuflagem II, conduzida pelo GAECO Sorriso foram condenados pela Justiça, em outubro do ano passado, conforme Só Notícias já informou. As penas aplicadas somam mais de 250 anos de prisão, informa o MP.

O grupo foi condenado por vários crimes, entre eles organização criminosa com emprego de arma de fogo, roubo de veículos e de defensivos agrícolas, comércio ilegal de arma de fogo e lavagem de dinheiro e na operação feita em Sorriso, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sinop, São José do Rio Claro, Canarana e Cuiabá foram apreendidos também munições, réplicas de armas, defensivos agrícolas, documentos, balaclavas e roupas camufladas típicas das Forças Armadas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso suspeito de importunar sexualmente adolescente em Sorriso

A equipe da Polícia Civil de Sorriso prendeu em...

Apontado como principal financiador de assalto à empresa em MT morre em confronto no Pará

Um homem identificado como o principal financiador e articulador...

Sinop terá delegacia especializada de combate ao crime organizado

O governador Mauro Mendes, juntamente com o secretário de...

Presa em Sorriso dupla que obrigou morador de Lucas a transferir R$ 25 mil durante roubo

Investigadores da Polícia Civil prenderam dois homens, esta manhã,...
PUBLICIDADE