PUBLICIDADE

GAECO faz operação em Cuiabá e Nortão devido a fraudes no sistema para vender madeira

PUBLICIDADE

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) deflagrou, hoje, a operação “Dríades” com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa que atuava na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), fraudando o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (SISFLORA). Mandados de prisão temporária, conduções coercitivas e mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridas em Cuiabá, Nova Monte Verde, Alta Floresta e Colniza.

As investigações iniciaram em janeiro deste ano, através de uma auditoria realizada pela própria Sema ao detectar que quatro madeireiras localizadas em Mato Grosso fraudaram o SISFLORA emitindo e, logo em seguida, cancelando guias florestais no sistema, com o objetivo de gerar créditos florestais para diversas madeireiras dos estados do Pará e Goiás.

De acordo com informações da assessoria, a autorização de venda de produtos florestais para o Pará e Goiás foi indevidamente autorizada por servidores da Sema, os quais teriam recebido vantagem indevida para tal fim. Apurou-se que assessores parlamentares e até mesmo uma vereadora, teriam oferecido vantagem indevida para que a fraude ocorresse. De outro lado, quatro madeireiras de Mato Grosso, através de seus representantes legais, operacionais e engenheiros florestais, contribuíram para que a fraude fosse concretizada, gerando créditos florestais para diversas madeireiras no Estado do Pará e Goiás.

Para se ter uma ideia da quantidade de madeira, levando-se em conta que um caminhão transporta em média 28 metros cúbicos de madeira, seriam necessários 5.316 (cinco mil, trezentos e dezesseis) caminhões para realizarem o transporte; Se cada caminhão mede aproximadamente 14 metros, seriam 74 km de caminhões enfileirados. Considerando que cada metro cúbico de madeira pode custar, em média R$ 700, o montante aproximado da fraude seria de R$ 104,2 milhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Quatro são detidos com mais de 140 porções de cocaína em Sorriso

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Motocicleta furtada é recuperada e condutor preso por receptação em Sinop

A Polícia Militar prendeu o motociclista, de 31 anos,...

Caminhoneiro ameaça frentistas e policiais de morte e acaba preso em Sinop

A equipe de Polícia Militar prendeu o motorista, de...
PUBLICIDADE