PUBLICIDADE

Gaeco cumpre mandados em MT em operação que investiga tráfico e lavagem de dinheiro

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), deu apoio esta manhã à operação “Pôr do Sol”, realizada pelo Gaeco do Paraná. A operação investiga organização criminosa com atuação no transporte interestadual de substâncias entorpecentes, receptação de painéis solares oriundos de furtos e/ou roubos e lavagem de dinheiro. Foram cumpridos 43 mandados de buscas e apreensões e oito mandados de prisões preventivas nos municípios de Toledo, Medianeira e Cascavel (PR) e em Várzea Grande Dois dos mandados de prisão foram expedidos pela Vara da Auditoria Militar e têm como alvo dois policiais militares suspeitos de corrupção para proteção dos interesses do grupo.

Em Várzea Grande, foram realizadas buscas em dois endereços, sendo três alvos, apreendidos aparelhos e chips de celulares, duas CPU’s, além de cheques e diversos documentos. Sete agentes do Gaeco de Mato Grosso e 14 servidores da Polícia Militar e Polícia Civil participaram da operação, que contou também com apoio da Força Tática da Polícia Militar e Grupo de Operações Especiais (GOE).

As investigações tiveram início em 2022, pelo Gaeco de Cascavel, a partir do recebimento de informação de que o grupo teria recepcionado uma carga de painéis solares roubados em Minas Gerais. A organização disfarçava a origem dos valores obtidos com as atividades ilícitas utilizando contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas para a realização de transferências fracionadas feitas sucessivamente até que se chegasse à liderança da organização. De acordo com o apurado, a organização teria movimentado mais de R$ 140 milhões, entre créditos e débitos, entre janeiro de 2020 e agosto de 2023.

No curso das investigações, foram apreendidas 8.456 quilos de substância análoga à maconha, que o grupo transportava para outros estados e um dos principais destinos seria o Rio de Janeiro. Dois integrantes do grupo criminoso foram presos em flagrante no final de 2022 e no início de 2023.

A informação é da assessoria do MP.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PRF prende passageiro e motorista de ônibus transportando 180 pássaros em Mato Grosso

Policiais rodoviários federais resgataram 180 pássaros silvestres (espécies não...

Polícia apreende uma tonelada de cocaína em chácara no Mato Grosso

Uma ação conjunta do Grupo Especial de Fronteira (Gefron)...
PUBLICIDADE