Sessenta e cinco pessoas foram presas durante a 9º edição da operação integrada Força Tarefa deflagrada na região de fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O objetivo é prevenir e combater os crimes típicos da regiões de fronteira. A ação reuniu o efetivo das policias Civil, Militar, Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Receita Federal, Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron) e o Canil Integrado.
A operação aconteceu entre dias 15 e 18 de outubro. Ao todo, 498 servidores das unidades de segurança envolvidas no processo foram mobilizados para atuar nas atividades.
Foram realizadas barreiras policiais, bloqueios terrestres, rondas e patrulhamento em turnos alternados. No total, foram 1.648 pessoas abordadas, 50 pessoas presas em flagrante e 15 prisões por mandado. Também foram apreendidas 10 armas de fogo e 4,5 quilos de drogas entre maconha, pasta base e cocaína. Junto aos entorpecentes, também foram apreendidas 204 porções embaladas, ainda não quantificada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Foram cumpridos 35 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão.
O comandante regional da Polícia Militar do município de Cáceres, coronel PM Alessandro Ferreira, coordenou as atividades da operação. Ele considera o balanço positivo. “Tivemos um resultado expressivo nesses 4 dias de operação. O tempo foi relativamente curto mas superamos a meta”.
Outra situação também destacada pelo coronel foi a integração entre as forças de segurança nas ações. “A união das forças é de vital importância para nós, principalmente nas regiões de fronteira onde os delitos registrados muitas vezes são da esfera Federal. Para a segurança pública estadual, a união de esforços nos possibilita uma ação mais pontual onde cada unidade atua e auxilia na sua área de competência numa ação imediata”.