sábado, 28/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Fiscalização localiza garimpos ilegais e destrói maquinários em Mato Grosso

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) com apoio da Polícia Militar conduziu, entre os dias 8 e 21 desse mês, fiscalizações de combate à extração ilegal de madeira e ao garimpo ilegal em Colniza e Aripuanã (1056 e 960 km de Cuiabá, respectivamente) como parte da Operação Amazônia.

Em Colniza, as ações ocorreram no Parque Estadual Tucumã. A fiscalização ambiental in loco atendeu a alerta de desmatamento ou exploração detectados por meio da base de dados da Sema e de imagens do sistema Planet. Ao chegarem ao local, os fiscais e policiais encontraram uma estrada trancada por árvores cortadas intencionalmente para impedir a equipe de fiscalização de avançar. Foram destruídas 4 motosserras, 2 tratores de pneu, uma pá-carregadeira, 1 soprador, 1 carretinha artesanal de madeira e 1 moto bomba no local.

Conforme a secretaria, os equipamentos foram inutilizados devido ao difícil acesso ao local e à falta de logística para a remoção e para garantir a segurança da equipe de fiscalização. O responsável pela infração ambiental não foi autuado por não se encontrar no local no momento da apreensão.

Em Aripuanã, foram apreendidas por atividade ilegal de extração de minério, duas escavadeiras, dragas, acessórios e ferramentas usadas para garimpo. A operação foi planejada em atendimento à denúncia via ouvidoria setorial da Sema.

A equipe obteve informações coletadas por meio do trabalho do Núcleo de Inteligência e Operações Conjuntas da Sema de que, em uma área que já sofreu desmatamento e degradação, estava sendo utilizada para a atividade de extração ilegal de minérios.

As escavadeiras foram apreendidas pela Sema. Já as dragas e equipamentos usados no garimpo ilegal foram destruídos. Dois infratores foram responsabilizados. Os autos de infração ainda estão sendo lavrados para o cálculo da multa pelo dano ambiental. 

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE