Os policiais civis, militares e fiscais da secretaria de Meio Ambiente do Estado encontram indícios de instalação de um possível garimpo ilegal numa invasão de área de uma fazenda no município de Castanheira (779 quilômetros ao Noroeste de Cuiabá). Os policiais encontraram diversos barracos montados e pessoas no lugar, que conforme relatos estariam ali para prospecção de minério. Os barracos foram instalados em uma área de reserva natural.
Foram coletadas informações e realizado registro fotográfico da área para subsidiar as próximas diligências e apurar a real situação legal da área invadida, assim como identificar os possíveis responsáveis pela instalação e exploração do local.
A diligência foi realizada a fim de constatar as informações comunicadas à Polícia Civil em boletim de ocorrência registrado pelo proprietário da fazenda, que relatou a invasão por grupos de pessoas em diversos veículos entrando na área de reserva legal da propriedade, a fim de montar o garimpo.
Na semana passada, a Polícia Civil foi comunicada sobre um cadáver encontrado na área do garimpo, a aproximadamente 150 metros do barraco da vítima. O corpo de Ulisses Pereira dos Santos, de 44 anos, foi localizado por pessoas que também estariam no garimpo ilegal e a morte teria sido motivada por atividade relacionada à exploração ilegal, conforme linha de investigação da Polícia Civil.