A diretora Rejane Potrich e o gerente de Enfermagem, Alan Neves, confirmaram que familiares de alguns pacientes receberam ligações de algumas pessoas cobrando pelo atendimento realizado na unidade médica. No entanto, ambos ressaltaram que esta situação é ilegal e estaria sendo cometida por criminosos, já que a unidade é totalmente amparada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ou seja, sem qualquer custo para o paciente ou seus familiares.
Neves disse que, ontem, uma tentativa de golpe foi registrada. Segundo ele, o familiar de um paciente estava no interior do hospital quando recebeu uma ligação do golpista. Este teria se apresentado como médico da unidade de saúde e afirmava que seu familiar internado precisaria realizar um exame que custaria R$ 2 mil.
Como a vítima estava no hospital, rapidamente procurou saber sobre esta cobrança e foi informado que a ligação era um golpe. “Por sorte, ele estava dentro da unidade e foi informado que não precisaria pagar taxa alguma”, ressaltou o gerente.
No entanto, mesma sorte não teve pelo menos um familiar que foi vítima do golpe há cerca de três meses. Esta vítima também recebeu o telefonema e acabou efetuando o pagamento. Posteriormente, foi informado que a unidade não realizou a cobrança. Em todos os casos, a direção afirma que as vítimas não devem efetuar nenhum pagamento e precisam procurar a delegacia da Polícia Civil para registrar o crime.
Neves disse que não sabe como estes golpistas conseguem as informações sobre pacientes e seus familiares. Segundo ele, todos os dados são armazenados em uma rede de computador local e há o sistema de Tecnologia de Informática (TI). Até o momento, ele disse não acreditar que o sistema tenha sido invadido.
No entanto, o caso já está sendo investigado pela Polícia Civil.