A ex-secretária de Saúde de Paranaíta (364 quilômetros e Sinop), Nívea Maria Gomes da Silva, foi presa, ontem, pela Polícia Civil, em uma residência, no bairro Jardim das Araras, em Alta Floresta, acusada de desviar cerca de R$ 209 mil em recursos públicos. As informações foram confirmadas pelo delegado Pablo Bonifácio Carneiro, em entrevista ao Só Notícias.
“Foi cumprido o mandado de prisão expedido pela justiça. O pedido foi feito pelo Ministério Público e cumprido pelos policiais. Ela estava residindo em Alta Floresta e, após a prisão, foi levada para ser ouvida em Paranaíta”, explicou, Carneiro.
Ainda de acordo com o delegado, Nívea Maria confessou ter praticado o esquema criminoso. “Ela foi secretária de Saúde de Paranaíta no final do ano passado por ao menos três meses. Antes disso, trabalhou por muitos anos na Central de Regulação de Pacientes do município. Ela confessou o crime e revelou que alterava as datas de afastamento para tratamento dos pacientes. Alguns pegavam 5 dias de atestado, por exemplo, e ela alterava para 25 dias. Parte do valor pago pelos 20 dias excedentes alterados ficava para ela”.
O delegado explicou ainda que uma auditoria conseguiu levantar que foram desviados os R$ 209 mil da prefeitura. “Ela não soube confirmar se foi todo esse valor fraudado, mas reconheceu a prática do crime. A ex-secretária atua há mais de 20 anos no serviço público”.
Outro lado
Só Notícias não conseguiu contato com a defesa de Nívea Maria Gomes da Silva.