Mato Grosso ocupa a quarta colocação ranking nacional com a maior taxa de assassinatos no país por grupo de 100 mil habitantes, com índice de 39,6. O “Diagnóstico dos Homicídios no Brasil: Subsídios para o Pacto Nacional pela Redução de Homicídios”, divulgado Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça, aponta que no ano passado foram 1.276 casos, 35% a mais em relação a 2011.
No caso da qualidade dos dados coletados sobre homicídios, o ministério apontou foi elaborado questionário eletrônico com perguntas sobre a existência de dados sistematizados sobre, pelas Secretarias de Segurança Pública, qual a origem desses dados, a possibilidade de georreferenciamento dos locais de ocorrência dos homicídios e, ainda, quais as informações existentes acerca do perfil de vítimas e autores.
O objetivo geral do diagnóstico é subsidiar o governo na compreensão das taxas e causas dos homicídios para o desenho inicial de ações e estratégias para discussão com os demais entes federados. Para tanto, destacou série de objetivos específicos a serem alcançados.