Uma estrutura com seis transformadores gerando em torno de 1,1 mil kilovoltampere (kVA) estava sendo usada para furtar energia e foi descoberta em uma fazenda na região do Pontal do Verde, em Sorriso, ontem à tarde. O gerente de combate as perdas, da concessionária de energia, Sidney Tavares, informou, ao Só Notícias, que uma denúncia anônima apontou a fraude. O prejuízo com o desvio pode ultrapassar R$ 1 milhão.
A estrutura era utilizada para irrigar uma plantação de feijão e soja além de fornecer eletricidade para uma praia particular que fica na propriedade. O gerente da fazenda fugiu do local quando os técnicos acompanhados da Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) chegaram para fazer a vistoria. Um funcionário foi conduzido à delegacia para ser ouvido.
“Furto de energia é crime previsto no código penal. Esse prejuízo infelizmente é distribuído para todos os clientes”, disse Tavares.
Uma operação desencadeada no mês passado, para identificar e combater o furto de energia vistoriou 1.344 mil unidades em Sorriso, e constatou que em mais de 24% delas possuíam algum tipo de irregularidade, sendo que 344 foram notificadas por furto ou desvio de energia. Nove pessoas foram presas.