A Polícia Federal de São Paulo deflagrou, esta manhã, a operação “Monte Olimpo” para reprimir crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro cometidos por meio da atuação de doleiros. Eles remetiam recursos ao exterior por meio da operação conhecida como “dólar-cabo”. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão na capital paulista, expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, nos bairros de Vila Nova Conceição, Jardins, Alto de Pinheiros e Perdizes.
O inquérito policial foi instaurado em 2013, após a constatação de que doleiros já investigados pela Polícia Federal em outras operações, inclusive a operação Farol da Colina, deflagrada em 2004, e a Vitruviano, deflagrada em Mato Grosso, em 2007, continuavam atuando. Eles utilizavam o nome de um empresário português, já falecido, para remeter as quantias ao exterior. Nomes não foram informados.
A operação também busca novos elementos da prática do crime de fraude processual em relação a outras pessoas acusadas de fraudar vínculos pessoais com o empresário, com o fim de obter bens e valores, que já havia sido apreendidos em favor da União, a título de herança.
A pedido da PF, foi bloqueada a quantia de R$ 24 milhões que estavam depositados na conta do empresário.
Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e fraude processual, com penas de três meses a dez anos de prisão.