A Polícia Federal confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que duas pessoas foram presas e dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Sinop, na operação Contaminatus, que foi deflagrada, em Guaíra, no Paraná, esta manhã. O objetivo da ação é combater uma organização criminosa especializada no contrabando e distribuição de cigarros e agrotóxicos do Paraguai para vários estados brasileiros.
Segundo da PF, os líderes do grupo residem em Guaíra. Ao todo, são oito mandados de prisão preventiva, 17 mandados de busca e apreensão, sequestro e indisponibilidade de bens, propriedades e contas bancárias dos investigados.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Guaíra. Além de Sinop, foram cumpridas as ordens judiciais em Guaíra, Curitiba, Terra Roxa e Umuarama (todas no Paraná), Mundo Novo (MS), Novo Progresso (PA) e em Paraíso do Tocantins (TO).
Ainda de acordo com a assessoria da PF, ao longo das investigações, foi identificada a existência de empresas fundadas apenas para expedir notas fiscais que mascaravam a origem ilegal dos produtos contrabandeados.
O nome “Contaminatus”, que significa “contaminado” em latim, faz referência ao uso de agrotóxicos proibidos em lavouras no Brasil e também à forma como o grupo criminoso atuava, segundo a PF.