Dois candidatos foram detidos pela Polícia Militar, ontem, durante o primeiro dia de provas do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso. O primeiro caso ocorreu em Guiratinga, na escola estadual Maria de Lourdes Ribeiro Fragelli, no qual um candidato utilizou aparelho celular para tirar fotografia do cartão de respostas e postou em um rede social.
O fato foi constatado pelo aplicador das provas, que adotou com a coordenação o procedimento de registro administrativo, eliminando o candidato do exame, o policiamento ostensivo que atuava na Escola foi acionado e conduziu o candidato para um registro de boletim de ocorrência.
O outro caso foi em Chapada dos Guimarães, na escola estadual Rafael de Siqueira. Após sair da sala onde fez a prova do Enem, o candidato foi abordado por guarnição Policial Militar em virtude de ter sido reconhecido por prática de fraude em exames em concursos públicos em outros momentos. Durante a busca pessoal, os policiais militares localizaram uma identidade em nome de outra pessoa, sendo que a fotografia de identificação era do suspeito.
Além disso, em seu poder fora localizado ainda uma Carteira Nacional de Habilitação com o próprio nome, comprovando assim que estava utilizando documento falso e realizou a prova do exame em nome de outra pessoa.