A Polícia Civil de Alta Floresta instaurou, ontem, inquérito para investigar um esquema de fraude em bingos realizados recentemente no município. Por meios próprios, integrantes de uma ‘quadrilha’ forjavam cartelas (adulterando os números) para desta forma, obterem os prêmios sorteados. Nos próximos dias a delegada Ana Paula Revelis começa a colher os primeiros depoimentos de pessoas intimadas.
“A suspeita recai sobre os últimos bingos. Acontecia até com uma certa freqüência em Alta Floresta”, declarou a delegada, ao Só Notícias. O esquema veio à tona ainda no final de semana, quando uma testemunha anônima descreveu o crime à Polícia Militar.
O serviço de inteligência da PM levantou as informações e detectou a ação do grupo em eventos promovidos pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação dos Bairros e também do Lar dos Idosos, pelos quais foram sorteados automóveis e motos. O prejuízo, inicialmente calculado, supera os R$80 mil.
Segundo o comandante do CPA Alta Floresta, tenente-coronel Sérgio Coneza, o grupo – cujo total de integrantes ainda é investigado – agia de maneira organizada e procurava fraudar bingos não computadorizados, porque desta forma as cartelas adulteradas não seriam detectadas pelos sistemas de informática.
“Eles chegam no local e se o bingo fosse computadorizado não agiam. Caso contrário, pegam as cartelas originais e com um produto, removem os números. Conforme as pedras são cantadas eles vão colocando os sorteados. Só que como são vários prêmios às vezes demora”, acrescentou.
Coneza explica que para ganharem tempo e não provocarem suspeitas pela imediata vitória no bingo, os integrantes adotavam uma estratégia simples: ‘comer barriga’, expressão conhecida quando alguém anuncia vitória, mesmo sendo falsa.
De acordo com o levantamento do sistema de inteligência da PM, golpistas são do Estado do Maranhão, o que a Polícia Civil pretende esclarecer nos próximos dias. “Há nomes das pessoas que pegaram os carros, os laranjas, e não estão no município. O grupo é do Maranhão”, argumenta o tenente-coronel. O Ministério Público também foi informado sobre o caso.
Nos últimos bingos em Alta Floresta, foram sorteados, por exemplo, uma pick up Montana, um Ford KA, três motos. “O pessoal já deu golpes em Apiacás, Guarantã do Norte, Nova Monte Verde e inclusive noutras cidades da região”, afirma o militar.
Cartelas dos supostos vencedores dos três bingos – CDL (2), Lar dos Idosos (1) e Associação dos Bairros (5) – em Alta Floresta foram recolhidas e entregues à Polícia Civil.