Os policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá recuperaram uma carga de cabos de telefonia furtados de uma empresa de telecomunicações, ontem. Cinco pessoas que estavam em uma casa onde foi encontrado o material, na região do bairro Coxipó, em Cuiabá, foram conduzidas para a unidade policial.
A delegacia especializada foi comunicada pela empresa de telefonia sobre diversos furtos ocorridos de maneira continuada, em galerias subterrâneas na Capital.
Com base nas informações repassadas pela empresa, os investigadores da Derf Cuiabá iniciaram diligências para localizar e identificar o local que servia de depósito para o material furtado. Foi identificada uma casa no bairro Nossa Senhora Aparecida e também um terreno em um bairro próximo que era utilizado como depósito dos cabos furtados.
Em monitoramento na casa, os policiais observaram que havia dois veículos no local e após uma pessoa abrir o portão, as equipes fizeram a abordagem. O suspeito informou que na residência tinha mais quatro pessoas, todas de Brasília.
Ao entrar na casa, os policiais encontraram alguns dos suspeitos vestindo uniformes de duas empresas de telecomunicações e ao serem questionados sobre qual delas faziam parte, todos ficaram em silêncio. Na casa também foram encontrados diversos crachás de identificação de empresas prestadoras de serviços de telecomunicações.
Em um terreno próximo à casa, os investigadores observaram que havia um caminhão com placas de Brasília e um dos suspeitos se identificou como proprietário do veículo. No endereço, no bairro Jardim Comodoro, próximo ao Nossa Senhora Aparecida, foram encontrados diversos sacos com fios de cobre e também vários cabos prontos para serem queimados (técnica utilizada para limpar o cobre).
Funcionários da empresa de telecomunicação foram ao local e identificaram todo o material como os mesmos furtados das galerias subterrâneas. Os policiais obtiveram a informação de que o terreno onde foi encontrado o caminhão com o material furtado foi alugado pelo grupo pelo valor de R$ 1 mil reais.
Todo o material apreendido e caminhão foram encaminhados para a Derf. Entre os materiais apreendidos estavam uniformes de empresas de telefonia e uma balança eletrônica. Os cinco detidos, com idades de 50, 47, 42, 34 e 31 anos, foram interrogados na delegacia e responderão a inquérito policial pelos crimes de furto e formação de quadrilha.