Cinco funcionários de uma empresa transportadora envolvidos em furtos e vendas de cabos e fios de energia elétrica furtados foram detidos, ontem. A ação foi realizada dentro de investigações da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf). Os suspeitos foram autuados em flagrante pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.
O esquema criminoso foi descoberto durante diligências da equipe da Derf-VG, que identificou o momento em que dois homens, funcionários de uma transportadora, tentavam vender cabos e fios novos em um ferro-velho. Ao perceber a situação os investigadores suspeitaram que os materiais poderiam ter origem ilícita. Em conversa, o proprietário do ferro-velho confirmou que um dos suspeitos estava oferecendo os materiais a preços módicos. Questionado, o acusado confirmou que os cabos e fios haviam sido furtados da empresa e que tinha recebido o material de uma outra pessoa.
Em seguida, os policiais civis se deslocaram até a empresa, onde após analisarem as imagens e entrevistar os suspeitos, foi descoberto que o esquema do furto iniciava com um vendedor da empresa. Segundo a polícia, o vendedor simulava uma venda e solicitava para outra pessoa separar as mercadorias rapidamente e as encaminhava para um terceiro, que conferia e fazia a liberação para a entrega. Os produtos eram repassados para o entregador para que ele retirasse de dentro da empresa. Posteriormente, os materiais eram entregues para o quinto suspeito para que ele realizasse a venda.