A Ouvidoria Setorial da Polícia Judiciária Civil recebeu 59 mensagens, sendo 30 pela Ouvidoria Geral do Estado e 29 registradas pela Ouvidoria Setorial, todas relacionadas a atuação da polícia. Entre elas os destaques as denúncias e informações, representando respectivamente 36% e 34% do total.
De acordo com o ouvidor setorial da Polícia Civil, delegado Gênison Brito Alves Lima, essa demanda foi tratada sob o ponto de vista de assessoramento estratégico, sendo encaminhadas aos responsáveis pelo assunto, para adotar as providências necessárias.
As reclamações representam 12% da demanda recebida e relatam situações como o baixo número de servidores atuando no registro de boletins de ocorrência e deficiências no sistema de Internet.
Entre os elogios, representados por 13% das mensagens, merecem destaque as ações das delegacias de Arenápolis, Paranaíta, Alta Floresta e Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Alta Floresta, todas elogiadas pela atuação que vêm desenvolvendo na cidade. “O brilhante trabalho que resultou na prisão dos assaltantes a lotérica de Paranaíta, demonstrando que a Polícia Civil não apenas equipou, mas também investiu na qualificação e capacitação dos seus policiais”, diz o cidadão em seu elogio.
Como uma possibilidade de se aproximar do cidadão e dos servidores da Polícia Civil, a Ouvidoria Setorial participou de vários eventos como a Caravana das Ouvidorias da Região Centro-Oeste; Reunião no Centro de Referência com ouvidores, além da participação no Seminário de Nivelamento de Informações sobre Homossexuais, Travestis e Transexuais para Profissionais de Segurança Pública.
A Ouvidoria Setorial tem a função de aprimorar o trabalho desenvolvido pela instituição, através das manifestações da comunidade geral e de seus servidores, registradas nas formas de denúncias, elogios, informações, reclamações, reivindicações e sugestões.