A parceria entre a polícia e a comunidade tem sido uma importante estratégia no combate ao tráfico de drogas em Cuiabá e Várzea Grande. Nos primeiros seis meses deste ano, várias “bocas de fumo” foram identificadas por meio de denúncias anônimas feitas à Polícia Militar.
Segundo levantamento da Diretoria da Agência Central da Polícia Militar (Daci), 99 “bocas” foram fechadas nas duas cidades de janeiro a junho. Deste total, 69 pontos foram descobertos graças à colaboração de moradores. “O serviço de denúncia é essencial. É uma ligação direta entre o cidadão e a polícia militar. Recebemos denúncias sobre mandados de prisão, bocas de fumo, plano de fugas de presídio, planos de roubos a estabelecimentos comerciais, residências e bancos”, disse o coordenador da Daci, major Waldiley Alencar Taques do Valle.
Vários canais estão disponíveis para a população. Um deles é o número 0800-65-3939, que opera 24 horas por dia, inclusive nos finais de semana e feriados. Há também o telefone para contato pelo aplicativo WhatsApp: 99987-0349.
Outro forma de contato está disponível no site da Polícia Militar, no endereço http://www.pm.mt.gov.br/, por meio do link “Net Denúncias”. No Facebook consta a página “Disque denúncia” da PM.
Em todos estes canais, a identidade do denunciante é mantida em sigilo. Cada denúncia recebida vai para um banco de dados e a atuação da polícia é imediata. Se for caso de flagrante, é encaminhada uma viatura até o local. Em outros casos, o registro serve como base para operações.
De acordo com o major Alencar, cerca de 60% das denúncias recebidas pela Daci são relacionadas ao tráfico de drogas. “Registramos aproximadamente duas mil denúncias por ano. A maioria é sobre bocas de fumo”.
O fechamento de um ponto de comércio ilegal de drogas depende de uma ação integrada das forças de segurança: o setor de inteligência da Polícia Militar levanta informações e as encaminha à Polícia Judiciária Civil, que faz a representação judicial. As operações integradas que fecharam bocas de fumos neste ano foram a Carga Máxima, Bairro Seguro, Boca Limpa e Sinergon.