Um grande volume de madeira Teca foi apreendido pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), ontem, em uma área de reflorestamento, no município de Nossa Senhora do Livramento, que estava com a licença para a atividade vencida há mais de dois anos. A descoberta decorreu de uma denúncia averiguada pela Polícia Civil em campo e em análise aos licenciamentos.
Nove pessoas que trabalhavam na propriedade foram detidas e vão responder termo circunstanciado de ocorrência (TCO) por crimes ambientais como impedir regeneração natural vegetal, guarda e transporte de produto sem regulamentação, entre outros.
Na extensa área, policiais acompanhados de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) apreenderam três carretas carregadas com o produto, dois tratores, três motosserras, computadores e diversas madeiras cortadas espalhadas pela propriedade arrendada por uma empresa de reflorestamento.
O delegado Gianmarco Paccola Capoani informou que irá identificar os responsáveis pela área e intimá-los da esclarecimentos junto a Dema. "Estamos analisando também se houve crime contra administração ambiental".
O delegado disse ainda que os investigadores da Dema ainda estão na área e aguarda a chegada de fiscais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente para possível embargo da obra e aplicar multas administrativas, uma vez que empresa estava emitindo notas fiscais e instalando chips na madeira para dar aparente legalidade na atividade comercial.