A Polícia Federal ainda está apurando o valor que foi movimentado pelo grupo criminoso por contrabando de agrotóxicos, do Paraguai e China até o Nortão de Mato Grosso. Sem detalhar um valor aproximado, o delegado Rodrigo Martins, afirmou que “são centenas de milhares de Reais” já que foram transportadas toneladas de produtos, através de caminhões, saindo da fronteira e sendo feita comercialização ilegalmente em Sinop, Sorriso, Feliz Natal, onde ontem foram cumpridos mandados judiciais de buscas e prisões.
“Alguns carregamentos são milhões de Reais. Tem produtos que custam até R$ 1 mil por quilo. Por exemplo, num caminhão com duas toneladas o valor passar de R$ 2 milhões. É um mercado muito lucrativo”, disse Martins. O delegado adiantou ainda também estão sendo investigados os produtores que compraram. “Existe grupos paralelos na região. Agora, analisaremos esse material apreendido, todos os depoimentos, fortalecer o conjunto probatório e identificar novos participantes. Existe um crime próprio para quem faz o uso desses produtos, que é mais ambiental”.
Conforme Só Notícias já informou, a Polícia Federal prendeu nove pessoas, por contrabando de agrotóxicos, ontem, na segunda fase da operação Terra Envenenada. Em Sinop foram 7, dentre elas o vereador Toninho Bernades (PL), que segundo o delegado, seria “o distribuidor local. Recebia os produtos contrabandeados e fazia a comercialização”.