As parcerias firmadas no município fortaleceram as ações preventivas do uso de drogas lícitas e ilícitas. Na última sexta-feira (14), o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Anderson Garcia, participou de reunião na câmara e confirmou que a união e os esforços da sociedade e empresariado já apresenta resultados positivos na região, no campo da informação junto a adolescentes e jovens, e também no combate a criminalidade.
A principal ação social Polícia Civil na região está focada no “De Bem Com a Vida”, que objetiva reduzir os índices de criminalidade fomentados pelo consumo e venda de irregular de bebidas alcoólicas, sensibilizando as comunidades locais por meio de audiências públicas e palestras junto ao público jovem e alerta aos comerciantes para a venda de bebidas a menores de 18.
Na reunião, Garcia apresentou a estrutura da Polícia Civil e falou da importância da proximidade da polícia com a população, principalmente nas cidades do interior do Estado, onde a o desenvolvimento de ações policiais tem resultado mais eficaz. "Estou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido pelos colegas, liderado pelo dr. Pablo, bem como pela mais alta e confiante receptividade de todos. A população de Sorriso demonstra um alto espírito altruístas em busca de soluções para uma sociedade mais pacificada e sem violência", destacou o delegado geral.
O delegado Pablo Borges Rigo, responsável pelo De Bem Com a Vida na região, disse que o projeto já conseguiu importantes parcerias na localidade pela sua atuação diferenciada junto ao adolescentes e jovens. Conforme o delegado, o projeto é executado em escolas públicas do município e apresenta resultados junto aos alunos. "Os diretores têm testemunhados que o colégio era um e agora outro, com menos evasão escolar, maior interesse dos alunos e diminuição das ocorrências internas e externa", disse.
Segundo o delegado, a aceitação também vem do empresariado da região, resultado em parcerias, e da sociedade de forma geral. "Muito boa a receptividade dos empresários, comerciantes da região, parceiros e a sociedade que vem uma atuação diferenciada da polícia com esse projeto", completou o delegado Pablo.
O diretor da escola estadual Ênio Pipino, de Sinop, professor Cirilo, complementou o delegado Pablo Borges afirmando que houve mudanças positivas na unidade escolar depois da chegada do projeto De Bem Com a Vida. "Foi implantado dentro da escola, com a presença de faculdades fazendo palestras e projetos culturais de cinema graças. Com o trabalho quase zerou as ocorrências dentro da escola".
Participaram também da reunião, a delegada regional de Sinop, Maria Antônia Soares, o coordenador de Polícia Comunitária, delegado Gênison Brito Alves Lima, presidente e representantes da cooperativa Coacen, da Associação dos Produtores Rurais de Sorriso e da empresa Odebrech.