PUBLICIDADE

Delegacias da Mulher em MT enviam 3,4 mil inquéritos de violência doméstica à Justiça

PUBLICIDADE

Dados das cinco Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher mostram que a violência doméstica contra mulher continua crescendo em Mato Grosso. Instaladas em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis e Barra do Garças, as delegacias, em 2012, instauraram 3.667 inquéritos policiais para apurar denúncias de violência contra mulher em todas as idades. Em 2011 foram 2.898 inquéritos instaurados para apurar os crimes.

3.444 investigações foram concluídas e os autores indiciados, além de 864 termos circunstanciado de ocorrência e 3.593 medidas de proteção da Lei Maria da Penha, encaminhadas ao Judiciário para segurança das vítimas. No ano de 2011, as cinco delegacias enviaram à Justiça 2.927 inquéritos policiais.

Os números divergem de uma delegacia para outra, mas os padrões de comportamento dos agressores, seja de criança ou de mulheres adultas, são os mesmos em todas as classes sociais, por ser cultural o sentimento de posse, no caso da mulher. Em 2012, mais de 1.400 homens foram presos, a maioria em flagrante, por crimes de violência doméstica contra a mulher e abuso sexual em crianças.

Em Cuiabá, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher, acumula a maior demanda, perdendo apenas para a Delegacia da Mulher do município de Várzea Grande. Em doze meses foram instaurados 1.343 procedimentos, entre inquéritos e TCOs e requisitados 2.101 medidas de proteção da Lei Maria da Penha. Cerca de 350 homens foram presos por violência doméstica na capital.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE