Pela segunda vez consecutiva, a delegacia de Sorriso recebeu o título da mais produtiva de Mato Grosso. A direção da Polícia Judiciária Civil avaliou os números de inquéritos concluídos, prisões, cumprimento de mandados, apreensões, entre outros trabalhos. “Nós concorremos com delegacias da capital, do interior, que têm muito mais policiais e menos habitantes”, disse o delegado Thiago Damasceno.
Atuando com 19 profissionais (delegado, investigadores e escrivães) hoje há um policial civil para cada 3.470 mil sorrisenses, sendo que a delegacia ainda atende cidades vizinhas onde não há policiais. Mas, com a formatura de 254 escrivães e 171 investigadores, o delegado acredita que deve ter reforço no efetivo ainda este mês. “Nossa produtividade deve ser ainda maior com a vinda de novos policiais, podemos distribuir as investigações e inquéritos, e cada um poderá se focar na sua função e desempenhar o melhor trabalho possível”, disse.
De janeiro até agora, os policiais conseguiram concluir cerca de 800 inquéritos, sendo que a média anual de processos iniciados na delegacia é de 500. Mas ainda há muito por fazer. Hoje, cerca de 1,1 mil inquéritos estão em andamento na delegacia. A previsão é conclui-los em dois anos, e ir trabalhando, paralelamente, nas novas investigações
A designação do 2º delegado para Sorriso, conforme prometeu o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, também deve reduzir a carga de processos parados. Para Damasceno, o novo delegado, que deve atuar nos casos de roubos e furtos, vai permitir que ele, com apoio dos investigadores, consigam focar nos crimes contra a vida, como homicídios.
No entanto, como o concurso para delegado ainda não terminou, o novo profissional só deve chegar a Sorriso a partir de agosto do ano que vem