A delegada Daniela Silveira Maidel foi oficialmente empossada como delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, ontem à tarde, em cerimônia realizada no auditório da Controladoria Geral do Estado. Ela é a primeira mulher a frente da instituição. A cerimônia contou com a presença do governador do Estado em exercício, Otaviano Pivetta e do secretário estadual de Segurança Pública, Coronel PM César Roveri.
O governador em exercício destacou o comprometimento do Poder Executivo em aprimorar e aperfeiçoar os serviços à população e da nova delegada-geral com a eficiência nos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Civil. “Uma profissional preparada e respeitada dentro da instituição para continuar a evolução e a modernização da Polícia Civil e para que essa prestação de serviços importantes chegue a todos os mato-grossenses”, disse Pivetta.
A nova delegada-geral foi nomeada pelo governador Mauro Mendes em ato publicado no Diário Oficial no dia 19 dezembro, sendo a primeira colocada na lista tríplice apresentada pelo Sindicato dos Delegados, após votação realizada no dia 7 de novembro, recebendo 204 dos 249 votos válidos.
Em seu discurso, Daniela fez agradecimentos a todos que têm contribuído para a evolução da Polícia Civil e, em especial, para as primeiras mulheres policiais, que nos anos 80 e 90 ultrapassaram a barreira do preconceito. “Tenho consciência que esse é um momento para ficar marcado na história da Polícia Civil, pela primeira vez uma mulher assume o comando da nossa instituição. A posse de um novo delegado-geral constitui sempre um momento de renovação, de esperança e expectativa”, disse.
A nova delegada-geral falou ainda do papel de destaque da Polícia Civil de Mato Grosso em âmbito nacional. “Agradeço o trabalho desenvolvido pelas gestões anteriores que permitiram a Polícia Civil alcançar o protagonismo como uma das melhores Polícias Civis do Brasil. O combate à violência doméstica, tráfico de drogas, crimes contra o patrimônio, crimes ambientais e cibernéticos exigem uma coesão exigem uma postura cada vez mais assertiva e objetiva”, disse.