A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos da Polícia Civil recuperou, de janeiro até este mês, 1.589 veículos roubados em Cuiabá e Várzea Grande (ano passado foram 1.338 no mesmo período). Só em setembro são 251 a mais, em relação a setembro de 2010.
De acordo com a Gerência de Estatísticas da Polícia Civil, motos estão no topo da lista dos mais roubados e furtados. Neste mês, a delegacia deu baixa no sistema em 180 veículos recuperados, sendo 98 motos, 56 automóveis, 9 caminhonetes, 5 caminhões, 5 semireboques, chassis.
O novo delegado titular da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos, Wylton Massao Ohara, disse que está em fase de implantação na delegacia um núcleo de inteligência, que irá criar um banco de dados com informações detalhadas de suspeitos e das áreas com índices de roubos/furtos, para que os policiais possam atuar de forma mais sistemática. “Queremos trabalhar com investigação e inteligência para prender quadrilhas”, afirma.
Ohara explica que boa parte dos veículos é localizada intacta em razão de terem sido abandonados por bandidos, que utilizam o carro para transportar produtos roubados nos assaltos a residências, por exemplo. Mas tem aqueles encontrados depenados ou com pequenas avarias. “No geral o índice de recuperação é alto. São carros, muitas vezes, usados para transportar produtos roubados abandonados depois intactos”, analisa o delegado.
A informação é da assessoria da Polícia Civil.