quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Cuiabá: menores infratores fazem agente refém

PUBLICIDADE

Três internos da ala 3 do Centro Socioeducativo de Cuiabá (Pomeri) renderam um agente orientador, ontem à noite, e começaram um motim dentro da instituição. Este é o segundo princípio de rebelião registrado em quatro dias. A ala conta com 11 apreendidos.

O Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi acionado para auxiliar na negociação com os adolescentes infratores. Conforme o comandante do Bope, major Januário Antônio Edwiges Batista, os adolescentes passavam informações desencontradas e a versão mais consistente era referente a um pedido de transferência dos três internos para Lucas do Rio Verde, cidade onde residem as famílias.

Informações da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) apontam que um infrator, de 17 anos, rendeu o agente com auxílio de um chuço (arma artesanal) no momento da tranca. O nome do refém não foi divulgado. Outros dois internos apoiaram a ação e passaram a fazer parte do motim. Enquanto a negociação era realizada, não havia feridos.

A juíza da Vara da Infância e Juventude, Gleide Bispo Santos, também acompanhou a negociação e destacou o descaso da administração pública em resolver a situação do Pomeri, colocando em risco a vida dos agentes educadores e dos internos. "Essa estrutura é antiga, cheia de ferros que são retirados por eles e viram armas. Já denunciei isso várias vezes e nenhuma providência é tomada, o descaso é total".

Enquanto acompanhava a negociação, a juíza pediu a presença do titular da Sejudh, Luiz Antônio Possas de Carvalho, que não compareceu por fazer parte de uma reunião. O secretário-adjunto da pasta, Valdenir Pascoal, acompanhou as negociações.

No sábado (9), dois adolescentes pegaram um colega de cela como refém com uso de chuço. A dupla ameaçava a vítima de morte caso não tivesse os benefícios solicitados aceitos pela direção da unidade. Os três ocupavam a ala 4 da unidade, onde ficam jovens que cometeram atos infracionais análogos a estupro e homicídio.

A Polícia Militar foi acionada para conter a situação que terminou somente quando um dos rebelados foi atingido por uma bala não letal.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Polícia apreende 300 tabletes de drogas em Mato Grosso; um preso

A Força Tática da Polícia Militar prendeu o condutor...

Polícia Penal realiza transferência de presos em Sorriso

A Polícia Penal através do Serviço de Operações Especiais...

Polícia apreende mais de 100 celulares e drogas em penitenciária de Mato Grosso

Policiais penais da Penitenciária Major PM Eldo Sá Correia...
PUBLICIDADE