Oito detentos foram encontrados dentro de um túnel na Penitenciária Central do Estado (PCE), esta manhã, em Cuiabá. Os agentes prisionais dispararam alguns tiros de alerta para conter a tentativa de fuga. Do lado de fora da unidade, familiares protestaram pois foram impedidos de entrar no local para visitar os detentos. A medida foi imposta pela diretoria da unidade depois que o túnel foi descoberto, no raio 1, na segunda-feira (16).
Cerca de 30 detentos desse raio foram transferidos para outro local dentro da unidade e as visitas foram suspensas. Conforme o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso (Sindspen-MT), João Batista, os familiares não tem porque ficarem revoltados, pois a medida faz parte do procedimento, já que os presos tentaram fugir.
Os dois detentos conseguiram chegar até o local onde o túnel foi escavado, na segunda, e estava isolado para perícia técnica e tentaram fugir pelo buraco. Ontem, a assessoria da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou que apenas a perícia poderia confirmar o tamanho do túnel aberto e que os detentos do raio 1 ficariam proibidos de receberem visitas durante 20 dias.