PUBLICIDADE

Criminoso ateia fogo em propriedade rural em Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/David Murba (foto: Guilherme Filho/arquivo)

O proprietário de uma fazenda localizada na Estrada Clotilde, registrou um boletim de ocorrência, ontem, na delegacia de Polícia Civil, informando que atearam fogo em sua propriedade e queimou mais de 14 hectares de capim.

Segundo o denunciante, vizinhos com tratores e tanques de água ajudaram a combater as chamas. O homem não chegou a apontar no documento policial nenhum suspeito, e não informou o valor do prejuízo. A Polícia Civil busca pistas para tentar identificar o incendiário.

O período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso começou neste domingo e vai até o dia 15 de outubro. As penalidades para quem desrespeitar a norma são multas que variam de R$ 1 mil a R$ 7,5 mil por hectare e possível embargo da área. A determinação visa coibir os incêndios que, nesta época do ano, acarretam em danos para biodiversidade, clima, para a própria agricultura e à saúde humana.

De acordo com dados do Boletim Informativo do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), 68% dos focos de calor em Mato Grosso durante o ano de 2017 foram encontrados em propriedades privadas. Assentamentos e terras indígenas apresentaram, respectivamente, por 8,86% e 16% dos focos de calor. As Unidades de Conservação Estaduais responderam por 2,82% dos focos.

Com o início do período de estiagem em Mato Grosso, as secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Segurança Pública (SESP) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) lançaram na sexta-feira a Temporada de Resposta a Incêndios Florestais.

 

O combate integra o plano de ação do Comitê Estadual de Gestão do fogo que prevê a preparação, prevenção, resposta e responsabilização dos infratores.

As ações para combate às queimadas incluem campanhas educativas, instalação de 10 brigadas mistas em parceria com as prefeituras e iniciativa privada e apoio dos comandos regionais e bases descentralizadas do Corpo de Bombeiros.

As ações também contarão com auxílio da primeira Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais da Amazônia instalada em Sorriso.

Também foi ativado o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional do Estado de Mato Grosso (CIMAN), uma sala de situação ativada temporariamente, com o objetivo de fortalecer as ações de monitorização, prevenção, preparação e resposta rápida aos incêndios florestais, de forma integrada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Delegado diz que dupla usou caco de vidro para matar vítima em Colíder 

Dois homens envolvidos no homicídio de Maicon Willian Prill, 34...

Mulheres são presas com quase mil porções de drogas em Mato Grosso

Policiais militares de Sapezal (510 km de Cuiabá) prenderam...
PUBLICIDADE