Foi encontrado, esta manhã, o corpo de um índio que havia se envolvido em um confronto com agentes da Polícia Federal, em Alta Floresta. A informação foi confirmada pelo coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai) da região, Clóvis Nunes. Havia a suspeita de que o índio, que ainda não foi identificado, teria caído no Rio Teles Pires, onde ocorreu o confronto. No entanto, um trabalho de busca feito na região, o localizou.
Conforme Só Notícias já informou, 17 lideranças indígenas prestam depoimento na PF do município de Sinop. Nunes destaca que técnicos do órgão estão na PF, vindos de Brasília (DF), para prestar assistência. "A informação que eu tenho é que eles não estão presos ou detidos, mas apenas passando informações".
Outros dois índios ficaram feridos gravemente no confronto. Eles foram internados no Hospital Regional de Alta Floresta e operados. Mas como o estado de saúde se agravou, eles foram transferidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em uma aeronave para o Pronto Socorro de Cuiabá (PSMC).
De acordo com o Instituto Pernambucano de Assistência à Saúde (Ipas), que administra a unidade, os índios apresentaram complicações vasculares. Um dos feridos tem aproximadamente 70 anos e está em estado grave. Já o outro corre o risco de ter o braço amputado.
Quatro agentes ficaram feridos no confronto. Eles foram atendidos em uma base de operações da PF na região e, de acordo com a assessoria do órgão, nem precisaram ser internados.
O confronto entre agentes e índios ocorreu na manhã desta quarta-feira (7). Os policiais cumpriam mandados expedidos pela Justiça Federal, relativos à operação "Eldorado", que investiga a extração ilegal de ouro em terras indígenas.