O comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, desde que assumiu o cargo, no início deste mês, trocou três comandantes regionais. Na Regional de Cuiabá (CR I), assumiu o coronel Zaqueu Barbosa. Em Tangará da Serra, assumiu o coronel Antonio Ribeiro de Moraes. Em Rondonópolis, o coronel Valdevino Tavares Pimentel.
O coronel Nerci Denardi, que está desde dezembro de 2008 no comando, vai permanece no cargo. Ele disse ao Só Notícias que as mudanças nos comandos são normais. “Continuo a frente do CR 3, em nenhum momento foi ventilado uma possivel troca de comando em Sinop. Com o novo CR em Alta Floresta, estamos voltamos agora com o trabalho nas três principais cidades que são Sinop, Sorriso e Lucas”, disse. Em cada uma delas funcionam batalhões. Nas demais cidades são pelotões e núcleos da PM.
Conforme Denardi, só em Sinop são 135 militares que fazem parte do efetivo. 17 viaturas novas estão a disposição para o trabalho ostensivo. A expectativa, segundo ele, é que 63 soldados do novo recrutamento de PMs no estado, fiquem no CR3, depois de formados.
Outra determinação do comando geral foi a reativação do Comando Regional de Alta Floresta (CR9), que aconteceu na última terça-feira (4), com a posse do corenel Mauro Anseldo Morães Ribeiro. A nova unidade desvincula algumas cidades do Comando Regional de Sinop, como é o caso de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte. Com isso, parte do efetivo policial e do aparato técnico está concentrado agora, no batalhão, no extremo Norte.
(Atualizada às 12:43h)