Foi deflagrada, hoje, por policiais civis, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Indea, Ibama, a Operação Arco de Madeira, com foco principal fiscalizar o transporte ilegal de madeira. A fiscalização foi na BR-364, em Cuiabá, no trevo de acesso a outros Estados. Oito caminhões carregados da matéria-prima foram abordados e um apreendido. Também houve a apreensão de mais de 42 m3 de madeira por estarem em desacordo com a Legislação Ambiental.
O coordenador da Operação Arco Madeira, delegado Alexandre Vicente, destacou a importância da capacitação para o aprimoramento dos trabalhos investigativos na esfera ambiental. “O curso tornou o olhar dos policiais mais técnicos e capazes de operar de forma procedimental operacional padrão voltado para a necessidade da Especializada e para o Meio Ambiente”.
A operação hoje foi feita após a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), Gerência de Operações Especiais e Academia de Polícia finalizarem, ontem, o primeiro Curso de Investigação e Operações Policiais Ambientais capacitando 19 profissionais da área de segurança pública, sendo 18 policiais civis e um bombeiro que, durante 15 dias de curso, foram treinados para aturarem de forma qualificada no combate a ilícitos ambientais O cronograma das aulas englobou atividades investigativas e operacionais em ambientes terrestre, fluvial e aéreo.
Foram repassadas instruções direcionadas a legislação ambiental, de organização criminosa, investigação policial para os crimes ambientais, ações de coleta e busca em fontes abertas e fechadas, entrevista e recrutamento operacional, noções de contraint entre outras.