A Delegacia Especializada do Consumidor e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) identificaram mais um posto de combustível com irregularidade em uma bomba de abastecimento, em Cuiabá. Desta vez a fraude foi descoberta no etanol, que estava com teor de água acima do permitido na legislação.
Hoje, três postos estão sendo fiscalizados. A delegada Ana Cristina Feldner, que acompanha os trabalhos, disse que a adulteração do combustível foi descoberta em um posto em frente a rodoviária da capital. Em uma das bombas, o teor de água no álcool estava acima do permitido. Havia menos álcool, 91,3% do que o mínimo autorizado de 92,6%.
A delegada explicou que um caminhão da distribuidora de combustível havia acabado de encher a bomba e por isso será necessário avaliar, primeiro, o combustível do caminhão para descobrir se o etanol já chegou adulterado no posto ou ocorreu na bomba. "A bomba foi interditada e estamos aguardando o caminhão para podermos responsabilizar alguém", destacou Feldner por meio da assessoria.
O caminhão foi apresentado no começo desta tarde no posto, mas descarregado. "Pela ANP o posto tem que fazer o teste do combustível. Quando isso não acontece o posto passa a ser o responsável. Isso administrativamente. Mas vamos conferir os locais que o combustível foi descarregado e se houver fraude nos demais vamos também responsabilizar a empresa", afirmou à delegada.
A fiscalização é realizada pela Polícia Civil em parceria com a ANP, Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (IPEM-MT) e o Ministério Público Estadual (MPE). Ontem, seis postos foram vistoriados e três bombas de um posto, na capital, foram interditadas por irregularidades. O posto foi multado em R$ 33 mil e o dono será responsabilizado em crime contra a ordem econômica.