PUBLICIDADE

Comando da PM em Alta Floresta implementa termo para autuar crimes de menor potencial

PUBLICIDADE
Só Notícias/Guilherme Araújo (foto: Só Notícias/arquivo)

O 9º Comando Regional da Polícia Militar em Alta Floresta (que também abrange os municípios de Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde e Paranaíta) passou a atuar, esta semana, com o procedimento de lavratura do Termo Circunstância de Ocorrência ou TCO, visando o registro de infrações penais avaliadas como de menor potencial agressivo e com sentenças estipuladas em até 2 anos. A informação foi confirmada pelo major e comandante do 8º batalhão, Júnior Cleiton de Araújo Cunha, ao Só Notícias.

De acordo com o manual técnico, poderá ser empregado o TCO em ocorrências previstas no código penal, de trânsito brasileiro, contravenções penais, sistema nacional de políticas públicas sobre drogas, meio ambiente, estatuto da criança e do adolescente, estatuto do idoso, estatuto do desarmamento, defesa do consumidor e loterias. Por outro lado, não será aceito em determinados crimes contra idosos, acusados com foro por prerrogativa de função, crimes eleitorais, violência doméstica e familiar à mulher, menores infratores, crimes de competência federal e aplicação da lei no Direito Militar (9.099/95).

A implantação do método simplificado vai possibilitar maior agilidade na apuração e processamento de tais crimes, que serão encaminhados diretamente ao poder judiciário, sem a necessidade de registro junto à delegacia de Polícia Civil. “Ele é um registro do fato, que contém ali a qualificação, os eventos em si, as partes envolvidas e testemunhas”, “esse termo é encaminhado direto para a Vara do Juizado Especial Criminal. De Lá é repassado ao Ministério Público e ele confere a transação penal, sendo que ao invés de ser denunciado por aquele crime, o acusado pode prestar serviço comunitário”, esclareceu Cunha.

O comandante ainda ressaltou que as equipe vão “desafogar as delegacias”, “todo o pessoal do meio estará voltado a investigar os crimes mais graves como homicídio, roubo, tráfico e lavagem de dinheiro. Sem falar que, nas cidades que não tem unidades da Civil, igual Carlinda, não haverá a necessidade da guarnição se deslocar até Alta Floresta para despachar a ocorrência, esses TCO’s já podem ser lavrados na cidade mesmo”.

Somente nesta terça-feira (11), no município sede, foram aplicados 18 termos durante fiscalização na rodovia MT-208, sendo a maioria relacionados a motoristas de carga sem a carteira de habilitação.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Preso outro acusado de matar boliviano espancado em Mato Grosso

Mais um homem investigado por envolvimento no espancamento que...

Suspeito de matar motorista de aplicativo é preso em MT; ‘alta periculosidade’, diz polícia

Um homem foragido da Justiça, considerado de "alta periculosidade",...
PUBLICIDADE