O comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Cláudio Fernando, afirmou que um dos grandes problemas na segurança pública no município é o alto índice de reincidência. “Muitos que são presos por cometerem atos ilícitos acabam retornando às ruas e cometendo os mesmos crimes. Sabemos que isso não é um problema isolado de Nova Mutum e sim em todo o país por conta da nossa legislação”.
Na tentativa de amenizar a sensação de insegurança e diminuir as ações criminosas, o comandante afirmou que o planeamento da polícia é a realização constante de operações, como a que ocorreu no último final de semana. Várias abordagens foram realizadas no período noturno e os policiais locais receberam apoio de policiais da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam).
Durante esta ação, foi preso um homem acusado de praticar roubo a mão armada em um mercado, localizado no bairro Jardim Primavera. Uma testemunha conseguiu anotar a placa da motocicleta utilizada na fuga e os policiais o encontraram em uma residência, no bairro Bela Vista. Já Polícia Civil prendeu um homem com pouco mais de três quilos de maconha, no terminal rodoviário.
Estas duas ações foram destacadas, pelo comandante, como referência do trabalho realizado tanto pela Polícia Militar quanto a Polícia Civil. “Estamos conseguindo dar uma resposta rápida para a população, pois nos inúmeros registros de roubos e furtos estamos identificando os infratores e a maioria deles acabam sendo presos”.