PUBLICIDADE

Civil registra aumento de 5,78% de inquéritos no interior de MT

PUBLICIDADE

A reunião gerencial da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, realizada na sexta-feira (17), na Academia de Polícia (Acadepol), em Cuiabá, apresentou as ações realizadas pela entidade no Estado até agosto. O diretor de interior Jales Batista da Silva ressaltou em sua apresentação o aumento de 5,78% nos inquéritos instaurados de 12.848 em 2009 para 13.590 em 2010 e o crescimento de 5,24% na conclusão. Conforme ele, as delegacias do interior vem se esforçando para manter os índices de produtividade, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas pelos policiais lotados nos municípios do interior, como a carência de pessoas e estrutura.

Na Capital e Várzea Grande, as delegacias instauraram mais de 6,5 mil inquéritos policiais e concluíram 5,5 mil. Foram efetuadas na Grande Cuiabá, 2.589 prisões, sendo que um terço foram executadas por policiais civis. Segundo informações da assessoria de imprensa da Civil, em relação aos indicadores de criminalidade, no período de janeiro a agosto de 2010, foram registrados 62 mil boletins de ocorrências, acréscimo de 16% em relação a 2009, com 53.766. Os homicídios estão estáveis com 129 crimes este ano e no ano passado. Na cidade de Várzea Grande, os boletins aumentaram 42%, de 20.304 em 2009 pulou para quase 30 mil (28.969) em 2010. Os homicídios tiveram um acréscimo de 11 casos e os roubos e furtos estão em queda.

Vale ressaltar que cerca de 40% dos boletins de ocorrência são considerados assistenciais e não geram investigações por se tratar de comunicações de perda ou extravio de documentos, preservação de direito, e outras.

Para manter os índices, o diretor metropolitano, Marcos Veloso, antecipou que estão planejadas operações e a realização de mutirão para conclusão de inquéritos. O trabalho preventivo da Delegacia Especializada do Adolescente, das palestras de violência doméstica e contra as drogas, em desenvolvimento pela diretoria metropolitana adjunta (antiga Regional de Várzea Grande), entre outras ações, também foram destacados na reunião.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE