A Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso lança amanhã, em Cuiabá, campanha desenvolvida pelo projeto "De Bem Com a Vida", como forma de prevenção ao consumo e venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. Com o tema "Álcool na adolescência não tem nada de divertido: você pode ajudar a combater esse crime", é feito alerta aos pais, jovens e comerciantes dos malefícios do uso indevido de álcool, das consequências e riscos gerados pelo consumo das bebidas alcoólicas.
A campanha terá abrangência em todo o Estado com campanhas nos órgãos de imprensa.
De acordo com o gerente do projeto, investigador Ademar Torres, a intenção é reduzir os índices de criminalidade fomentados pelo álcool, sensibilizando as comunidades com palestras em escolas, capacitação de agentes, fiscalização em bares, entre outras atividades.
Em 2012, de 357 homicídios dolosos cometidos em Cuiabá e Várzea Grande, 20 casos investigados pela Delegacia Especializada de Homicídio e Proteção a Pessoa, tiveram como motivação o álcool. Além dos crimes contra a vida, o álcool é porta de entrada para outros delitos como embriaguez no volante, acidentes de trânsito, abuso sexual e o uso de drogas ilícitas.