A secretaria estadual de Segurança Pública informou que, do dia 27 a 31 do mês passado, através da tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, foram cumpridas a prisão de 10 pessoas com mandados abertos em Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) durante as festividades de final de ano.
Conforme o balanço do 1º Comando Regional da Polícia Militar, os 10 presos são homens com idade entre 30 e 45 anos. Dos mandados cumpridos, três pessoas tinham prisão decretada por dívida com pensão alimentícia. As outras sete pessoas tinham mandados por crimes de homicídio, tráfico de droga, roubo, furto, falsificação de papel-moeda, furto associado à falsificação de identidade e embriaguez ao volante associada à ofensa física.
De acordo com a comandante da Companhia de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, tenente-coronel Valéria Fleck, a câmera com reconhecimento facial foi instalada de forma estratégica, na entrada do local de shows. Ao captar a imagem e apontar a suspeita da existência de mandado de prisão, a informação foi enviada automaticamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Cuiabá, dando início, assim, aos procedimentos de checagem para confirmação e prisão dos suspeitos.
A checagem ocorreu em duas etapas, antes da aproximação e abordagem dos policiais ao suspeito. Além de confirmar e validar a identidade, como o nome, a data de nascimento, a paternidade, entre outros dados, consulta-se o Banco Nacional de Mandados de Prisão. Somente após a adoção dessas medidas, as equipes locais realizaram a prisão.
Das 10 prisões, três ocorreram na noite de 27, uma na noite do dia 28, duas na noite de 29, uma na noite do dia 30 e três no réveillon “das alturas”. Todos os presos foram entregues à delegacia da Polícia Civil para outros procedimentos legais.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.