A Delegacia Especializada de Meio Ambiente cumpriu um mandado de busca e apreensão em uma investigação que apura o crime de maus-tratos, no último final de semana, em uma residência no bairro Santa Terezinha, em Cuiabá.
As equipes estiveram no local após receber denúncias de que, no local, cães estavam sendo maltratados e, possivelmente, submetidos à prática de zoofilia. Os animais foram retirados da casa e encaminhados à Diretoria de Bem-Estar Animal do município. O cumprimento do mandado faz parte da Operação Sansão, ação contínua da Dema com foco no combate a maus-tratos de animais domésticos.
“A Dema está vigilante sobre a questão de maus-tratos de animais domésticos e que qualquer infração praticada contra os animais será devidamente aplicada a norma penal em face do infrator”, enfatizou a delegada Liliane Murata.
O crime de maus-tratos a animais domésticos é punido com reclusão de dois a cinco anos, além multa e proibição da guarda do animal. Em caso de morte, a pena poderá ser acrescida de 1/3 a 1/6 e multa de até 40 salários-mínimos.