Uma série de atividades está sendo desenvolvida hoje, na cadeia de Sorriso, para comemorar o “dia da ressocialização”. A juíza corregedora do sistema carcerário local, Débora Roberta Pain Caldas, explicou ao Só Notícias que a data foi escolhida pelo Conselho da Comunidade. Agora há pouco, foi descerrada a placa da nova denominação da unidade prisional do município, que passa a se chamar “Centro de Ressocialização”. Nas novas dependências estará sendo oferecida uma oficina de artesanato. Hoje também haverá o lançamento oficial da construção da “Ala Renascer”, que abrigará os reeducandos que participam do projeto ‘Drogas, problema seu, meu, nosso’.
Este projeto foi lançado em abril e visa a desintoxicação de presos com dependência química, uma das principais causas da criminalidade. Resulta de uma parceria entre o Conselho da Comunidade e a clínica de desintoxicação de dependentes químicos ‘Lar de Deus’, que atende doentes com dependência química em todo Estado, inclusive por meio de convênios firmados com municípios.
Até as 11:00h, os detentos terão direito a corte de cabelo e palestra sobre noções de higiene pessoal. Eles também receberão kits de higiene. Das 13h30 às 15h, será a vez das reeducandas, que poderão participar de mini-curso de culinária, com a professora Márcia Chiarelli. Das 14h às 15h, uma psicóloga vai palestrar sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e das 15h às 15h30 haverá palestra sobre dependência química. Os detentos assistirão a um vídeo sobre os malefícios e as conseqüências do alcoolismo.
O encerramento está previsto para às 17h, com benção do pastor Neto e pronunciamnto da juíza Débora Caldas e da presidente do Conselho da Comunidade, Lucinei Baretta. O promotor Marco Aurélio de Castro também participará.