O Batalhão de Operações Especiais (Bope), assim como o Comando Tático Regional (Cotar), estão reforçando a segurança pública em Nova Mutum, desde a manhã de hoje. A informação foi confirmada pelo comandante do núcleo da PM local, major Claudio Fernando Carneiro Souza. As duas unidades estão realizando rondas na cidade, com atenção especial para agências bancárias e às rodovias que ligam o município a outras regiões do Estado.
De acordo com ele, a ação foi desencadeada por iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), através dos comandos estadual e regional norte, da Polícia Militar. "Nova Mutum, por ser hoje um entroncamento regional, com acessos facilitados as regiões leste e oeste do Estado, sem mencionar a ligação Norte/Sul, via BR-163, é tido como um local estratégico para as forças de segurança".
O major destacou que se trata de uma ação preventiva no combate a quadrilhas especializadas, que estão agindo no interior de Mato Grosso. Nova Mutum já enfrentou dois assaltos a banco nos últimos dois anos, carretas tem sido roubadas quase que mensalmente na BR-163, dentro do município e, além disso, somente este ano, três caminhonetes já foram furtadas em locais públicos, inclusive durante o dia, na cidade.
Não foi informando pelo comando o tempo de permanência das equipes. "O objetivo é que essa presença seja constante", explicou o major. No que se refere atuação da Polícia Militar durante o Carnaval, que inicia amanhã e se estende até terça, dia 8, foi informado que todo o efetivo estará trabalhando, não só no local da festa, mas realizando também rondas pela cidade.